QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUAS DE POÇOS ESCAVADOS NO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2022v9n1p175-184

Autores

  • Niltra Beltrão Rosa Biomédica graduada pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA).
  • Tiago Barcelos Valiatti Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Pamela Ferreira Leite Biomédica graduada pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA).
  • Vinícius Marques de Freitas Biomédico graduado pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA).
  • Fabiana de Oliveira Solla Sobral Biomédica, Mestre em Biologia Celular e Molecular Aplicada a Saúde.
  • Natália Faria Romão Bióloga, Mestre em Genética e toxicologia aplicada, Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, Docente do Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná (UNISL).

Publicado

2022-07-18

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A água tem significativa importância na vida de todos os seres vivos, sendo este um recurso essencial, contudo, se não estiver dentro dos parâmetros adequados, a mesma pode se tornar um veículo de transmissão de doenças. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica de água de poços escavados de dois municípios do interior do estado de Rondônia.  Para tanto, 12 amostras de água (seis de cada município), foram coletadas e submetidas a pesquisa de coliformes totais e coliformes termotolerantes por meio da técnica de Número Mais Provável (NMP). Os resultados obtidos após as análises mostraram que 83% das amostras estavam contaminadas por coliformes totais, enquanto que, o índice de contaminação por coliformes termotolerantes foi de 58%, estando essas amostras impróprias para o consumo humano. Conclui-se que maioria das amostras analisas representam risco para saúde humana, visto a contaminação apresentada por bactérias do grupo dos coliformes.

Como Citar

Beltrão Rosa, N. ., Barcelos Valiatti, T., Ferreira Leite, P. ., Marques de Freitas, V. ., de Oliveira Solla Sobral, F., & Faria Romão, N. (2022). QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUAS DE POÇOS ESCAVADOS NO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(1), 175–184. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2022v9n1p175-184