AVALIAÇÃO PARASITOLÓGICA DO SOLO EM PRAÇAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE JEREMOABO, BA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n2p%25p

Autores/as

  • Camila Dantas Carvalho UniAges-CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • Erika Santos Barbosa UniAges-CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • Ana Angélica Carvalho Dória Santa Rosa UniAges-CENTRO UNIVERSITÁRIO

Palabras clave:

Zoonoses, praças públicas, animais errantes.

Publicado

2019-02-28

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Número

Sección

Artigos

Resumen

As doenças parasitárias acometem grande parcela da população mundial, especialmente crianças em países em desenvolvimento. Diante desta realidade o presente estudo teve como objetivo geral realizar análise parasitológica do solo das praças públicas de Jeremoabo, BA. Para isso, foi realizada pesquisa em quatro praças da cidade, sendo o principal critério de inclusão das praças a presença de caixas de areia. Durante as coletas foram observadas as características climáticas (umidade, temperatura, ventos e presença ou ausência de chuva). Foram selecionados dez pontos de coleta de solo em cada praça e realizadas coletas mensais entre junho e outubro de 2017. Os métodos empregados nas análises do solo foi o de sedimentação espontânea e os de concentração de Rugai e de Willis. Os resultados apontaram que todas as quatro praças apresentaram positividade para algum tipo de parasita. Os parasitas e as formas parasitárias com potencial zoonótico encontrados foram: ovos de Toxocara spp., ancilostomideos, oxiurideos e Trichuris spp, e larvas de Strongyloides spp. O geohelminto mais abundante foi o Toxocara spp. representando 57,8% (100/173) das ocorrências, seguido de ancilostomideos com 35,3% (61/173). As causas de contaminação das praças estão associadas com as condições físicas, ambientais e sanitárias destes lugares, desta forma, fatores como a presença de cercas, umidade, solo arenoso, temperatura adequada, educação em saúde, rotatividade, entre outras, estão relacionadas com a positividade para geohelmintos nestes espaços públicos. Há a necessidade de conscientização dos usuários da praça em relação ao potencial zoonótico das fezes de animais presente em ambientes públicos e próximos a locais de diversão das crianças.

Biografía del autor/a

Camila Dantas Carvalho, UniAges-CENTRO UNIVERSITÁRIO

Formada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (Unit), Mestre em Saúde e Ambiente (Unit) e doutora em Biologia Animal (Unicamp). Possui experiência em pesquisas parasitarias de importância médica e veterinária. Atualmente alocada na UniAges onde seciona aulas para os cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Engenharia Agronômica e Enfermagem.

Erika Santos Barbosa, UniAges-CENTRO UNIVERSITÁRIO

Formada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UniAGES)

Ana Angélica Carvalho Dória Santa Rosa, UniAges-CENTRO UNIVERSITÁRIO

Formada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (Unit), Mestre em Saúde e Ambiente (Unit)

Cómo citar

Carvalho, C. D., Barbosa, E. S., & Rosa, A. A. C. D. S. (2019). AVALIAÇÃO PARASITOLÓGICA DO SOLO EM PRAÇAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE JEREMOABO, BA. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 7(2). https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n2p%p