PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p73-89

Autores

  • Valber Barros de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Lidianne Salvatierra Universidade Federal do Tocantins

Publicado

2023-02-28

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O objetivo do presente estudo foi inventariar e analisar os temas abordados nos Trabalho de Conclusão de Curso de uma graduação em Biologia na modalidade Educação à Distância defendidas entre os anos de 2010 a 2016. O trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. Observou-se o predomínio com relação à consonância dos temas dos TCCs em áreas não-pedagógicas, onde 58% dos trabalhos foram realizados abordando temas das áreas específicas, e 42% foram realizados dentro da áreas pedagógicas. Dos TCCs analisados, ocorreu a predominância de trabalhos na área da Saúde Coletiva com 18% (N=9), seguido da área de Ensino de Ciências e Etnobiologia, ambas as áreas com 16% (N=8), e em seguida das demais áreas como Metodologias de Ensino com 14% (N=7). E como forma de estimular a convergência dos eixos pedagógicos e específicos em TCCs é discutida e apresentada uma proposta de ajuste interdisciplinar.

Biografia do Autor

Valber Barros de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Tocantins

Como Citar

Barros de Sousa, V., & Salvatierra, L. (2023). PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(2), 73–89. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p73-89