CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM ÍNDICE DE VULNERABILIDADE EM SAÚDE
Resumo
Objetivo: Construir e aplicar um Índice de Vulnerabilidade em Saúde. Métodos: Estudo metodológico de construção e validação de um indicador sintético de vulnerabilidade em saúde com dados provenientes do Censo Demográfico brasileiro. A validade dos indicadores foi examinada mediante escores numéricos atribuídos por avaliadores externos, utilizando-se a técnica delphi de consenso. Foi realizada a agregação dos indicadores a partir da Análise de Componentes Principais (ACP). Por fim, foram construídos mapas na cidade de Aracaju, Sergipe, Brasil para a identificação das áreas de vulnerabilidade. A autocorrelação espacial foi avaliada através do Índice de Moran Global e do Índice de Associação Espacial Local. Resultados: Através do indicador de vulnerabilidade em saúde foi possível realizar o diagnóstico e monitoramento das condições de vulnerabilidade a que as pessoas estão expostas, pois demonstrou que é capaz de identificar as desigualdades sociais diante da heterogeneidade das áreas analisadas. Conclusão: A aplicação do Índice de Vulnerabilidade em Saúde no município analisado mostrou-se válida demonstrando a capacidade de aproximação com a realidade, sendo uma ferramenta útil para planejamento e avaliação das políticas de saúde no território e em outras regiões brasileiras.
Publicado
2020-11-12
Como Citar
Peixoto, M. V., Duque, A. M., Oliveira, D. D., Voci, S. M., Silva, A. R., & Nunes, M. P. (2020). CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM ÍNDICE DE VULNERABILIDADE EM SAÚDE. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(2), 281-296. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p281-296
Edição
Seção
Artigos
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.