AMBIÊNCIA DA SALA DE ESPERA ODONTOLÓGICA E ASPECTOS PSICOSSOCIAIS: PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Palavras-chave:
ansiedade, percepção, saúde pública
Resumo
O medo e a ansiedade podem interferir negativamente no procedimento odontológico, sendo importante o estudo de meios farmacológicos e/ou não farmacológicos de amenizá-los. Dessa forma, objetivou-se conhecer a percepção dos usuários de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Ribeirópolis - SE sobre a ambiência da sala de espera odontológica e aspectos psicossociais envolvidos neste âmbito. Coletaram-se dados por meio de entrevista utilizando-se a Dental Anxiety Scale (DAS) e o Perceived Hospital Environment Quality Indicator (PHEQI), além de questões socioeconômicas e educacionais. Foram entrevistados 308 pacientes, em 4 UBSs. Relacionando a DAS com as variáveis socioeconômicas, verifica-se diferença estatisticamente significativa para os itens gênero e idade, sendo que 72.7% dos avaliados apresentam ansiedade dental. Aplicando o PHEQI, 60% consideram o ambiente clínico em boa qualidade ou condições. Conclui-se que os usuários consideram a ambiência conveniente às suas condições socioeconômicas, mas vislumbram a necessidade de melhorias. Por fim, reafirma-se que o ambiente da sala de espera é capaz de interferir positiva ou negativamente na ansiedade relativamente à harmonia de sua ambiência.
Publicado
2020-11-12
Como Citar
CARDOSO, L. M. D. S., MOREIRA, J. C., CABRAL, M. C. B., & AMARAL, R. C. D. (2020). AMBIÊNCIA DA SALA DE ESPERA ODONTOLÓGICA E ASPECTOS PSICOSSOCIAIS: PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(2), 389-404. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p389-404
Edição
Seção
Artigos
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.