FORTALECIMENTO MUSCULAR E EXPANSIBILIDADE PULMONAR APÓS O USO DA TÉCNICA DE ISOSTRETCHING.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2016v4n3p31-38

Autores

  • Eduardo de Faria Freire Centro Universitário Tiradentes
  • Alice Sá Carneiro Ribeiro Centro Universitário Tiradentes
  • Luciana Beatriz da Silva Zago Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Isostretching, Fortalecimento muscular, Expansão torácica.

Publicado

2016-06-05

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O presente estudo visa analisar o fortalecimento muscular respiratório e a expansibilidade torácica de indivíduos, por meio do método Isostretching, além de avaliar essas variáveis antes e após a intervenção da técnica, como também, o comportamento dessas variáveis entre os gêneros. Foi realizado na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes (UNIT–AL), participando 09 voluntários (05 feminino – Grupo I-; e 04 masculino – Grupo II). A intervenção de exercícios do Isostretching ocorreu durante 3 meses, 3 vezes/semana. Mensuraram-se as pressões inspiratórias (PImax) e expiratórias (PEmax) máximas, além da expansibilidade torácica, antes e após a intervenção. Observou-se que a PImax apresentou aumento de 21,25% após o treinamento; e a PEmax, uma evolução de 23,08%. Separando por gênero, o Grupo II apresentou aumento relativo (25%) maior na PImax, porém na PEmax, o Grupo I apresentou maior variação média percentual (38,89%). A variação da expansibilidade torácica foi mínima. Assim, o presente estudo sugere que o Isostretching pode influenciar no fortalecimento muscular respiratório, com apresentações variadas de ganhos em relação ao gênero. Além disso, os exercícios direcionados parecem não indicar alteração na expansibilidade torácica.

 

Biografia do Autor

Eduardo de Faria Freire, Centro Universitário Tiradentes

Fisioterapeuta, graduado pelo Centro Universitário Tiradentes

Alice Sá Carneiro Ribeiro, Centro Universitário Tiradentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e mestrado em Educação Física pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é Professor Adjunto I do Centro Universitário Tiradentes. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase nas áreas de estimulação precoce de bebês pré-termo com atraso no desenvolvimento neurosensoriomotor.

Luciana Beatriz da Silva Zago, Universidade Tiradentes

Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Pediátrica – CEAFI - GO/ UNIMARCO – SP, Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB, Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/ AL.

Como Citar

Freire, E. de F., Ribeiro, A. S. C., & Zago, L. B. da S. (2016). FORTALECIMENTO MUSCULAR E EXPANSIBILIDADE PULMONAR APÓS O USO DA TÉCNICA DE ISOSTRETCHING. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 4(3), 31–38. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2016v4n3p31-38