Avaliação da qualidade de vida de residentes em áreas rurais - Reapresentação
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2014v2n3p9-22Palavras-chave:
Qualidade de vida, população rural, perfil epidemiológicoPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A discussão sobre qualidade de vida (QV) no contexto rural tem assumido um aspecto secundário, dada à urgência de outras prioridades. Objetivos: Avaliar a qualidade de vida de residentes em áreas rurais, em Atibaia/SP e identificar alterações nos domínios do WHOQOL-Bref, quando relacionados a fatores sociodemográficos. Métodos: Estudo descritivo entre abril e dezembro de 2011, com 355 participantes, com idade acima de 18 anos. Foram aplicados questionários sociodemográficos e WHOQOL-Bref. Foram realizadas análises descritivas e regressão linear múltipla das variáveis sociodemográficas e domínios do WHOQOL-Bref. Foi realizado ajuste para idade, sexo, estado civil, escolaridade e renda. Foi utilizado o programa SAS, versão 9.2 nas análises. Nível de significância (5%) e intervalo de confiança (IC) de 95%. Resultados: Os resultados apontaram associação estatística entre os domínios do WHOQOL-Bref e as variáveis: idade (físico e social), sexo (físico e psicológico), estado civil (social), escolaridade (psicológico), renda (social e ambiental), tipo de propriedade (ambiental), problema de saúde (físico e psicológico) e uso de medicamento (psicológico e social). Conclusão: Os resultados destacaram a contribuição de variáveis sociodemográficas para melhor QV de residentes em áreas rurais, em um contexto brasileiro. Estes podem servir de parâmetro para estudos futuros com população rural.