QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUAS DE POÇOS ESCAVADOS NO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2022v9n1p175-184Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A água tem significativa importância na vida de todos os seres vivos, sendo este um recurso essencial, contudo, se não estiver dentro dos parâmetros adequados, a mesma pode se tornar um veículo de transmissão de doenças. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica de água de poços escavados de dois municípios do interior do estado de Rondônia. Para tanto, 12 amostras de água (seis de cada município), foram coletadas e submetidas a pesquisa de coliformes totais e coliformes termotolerantes por meio da técnica de Número Mais Provável (NMP). Os resultados obtidos após as análises mostraram que 83% das amostras estavam contaminadas por coliformes totais, enquanto que, o índice de contaminação por coliformes termotolerantes foi de 58%, estando essas amostras impróprias para o consumo humano. Conclui-se que maioria das amostras analisas representam risco para saúde humana, visto a contaminação apresentada por bactérias do grupo dos coliformes.