DISPONIBILIDADE E ACESSO DE HORTIFRUTÍCOLAS NÃO CONVENCIONAIS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2022v9n1p99-115Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O objetivo do trabalho foi analisar a distribuição espacial e acesso a estabelecimentos comerciais de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos e a disponibilidade hortifrutícolas não convencionais (HFNC) nestes espaços localizados no município do Rio de Janeiro. Foram coletadas as coordenadas geográficas e preenchido um inventário das espécies de HFNC durante visita aos estabelecimentos. A distribuição espacial foi avaliada a partir do georreferenciamento. Foram visitados 27 estabelecimentos que comercializavam HFNC, entre feiras orgânicas, feiras agroecológicas e espaços de comercialização de movimentos sociais. Observou-se maior concentração dos estabelecimentos nas zonas sul e central, regiões com maior renda e menor população da cidade. Foram mapeadas 105 espécies de HFNC onde as hortaliças herbáceas e as frutas foram as mais frequentes.