Avaliação da qualidade de vida de residentes em áreas rurais - Reapresentação

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2014v2n3p9-22

Autores

  • Paulo Junior Paz de Lima Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas
  • Helenice Bosco de Oliveira Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas - FCM/UNICAMP

Palavras-chave:

Qualidade de vida, população rural, perfil epidemiológico

Publicado

2014-07-09

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A discussão sobre qualidade de vida (QV) no contexto rural tem assumido um aspecto secundário, dada à urgência de outras prioridades. Objetivos: Avaliar a qualidade de vida de residentes em áreas rurais, em Atibaia/SP e identificar alterações nos domínios do WHOQOL-Bref, quando relacionados a fatores sociodemográficos. Métodos: Estudo descritivo entre abril e dezembro de 2011, com 355 participantes, com idade acima de 18 anos. Foram aplicados questionários sociodemográficos e WHOQOL-Bref. Foram realizadas análises descritivas e regressão linear múltipla das variáveis sociodemográficas e domínios do WHOQOL-Bref. Foi realizado ajuste para idade, sexo, estado civil, escolaridade e renda. Foi utilizado o programa SAS, versão 9.2 nas análises. Nível de significância (5%) e intervalo de confiança (IC) de 95%. Resultados: Os resultados apontaram associação estatística entre os domínios do WHOQOL-Bref e as variáveis: idade (físico e social), sexo (físico e psicológico), estado civil (social), escolaridade (psicológico), renda (social e ambiental), tipo de propriedade (ambiental), problema de saúde (físico e psicológico) e uso de medicamento (psicológico e social). Conclusão: Os resultados destacaram a contribuição de variáveis sociodemográficas para melhor QV de residentes em áreas rurais, em um contexto brasileiro. Estes podem servir de parâmetro para estudos futuros com população rural.

Biografia do Autor

Paulo Junior Paz de Lima, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Saúde Coletiva – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Mestrado em Saúde Pública – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP; Psicologia da Saúde – Estágio Sanduíche – Universidade do Minho – UMINHO, Portugal; Especialização em Saúde Mental – Teoria Psicanalítica – FSP/USP; Aprimoramento em Saúde do Trabalhador – CEREST/SP; Psicólogo – Universidade de Mogi das Cruzes UMC; Bacharel e Licenciatura em Psicologia – Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL; Extensão Universitária em língua estrangeira –University Of Arkansas, EUA. Ex-bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford – IFP. Professor de Pós-Graduação do Instituto Educacional Carapicuiba (2008). Prof. Psicologia – Faculdade Zumbi dos Palmares (2011); Ex-Tutor do Curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil/Secretaria de Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Atualmente: Assessor em Saúde e Segurança do Trabalho, Instituto Síntese. Experiência em análise de projeto de qualificação profissional, na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Geral, Organizacional, Educacional e Clínica e Saúde Pública. Atuo ainda em Saúde do trabalhador, Saúde Ambiental e Saúde Pública e Direitos Humanos.

Helenice Bosco de Oliveira, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas - FCM/UNICAMP

Professora/Orientadora

Como Citar

Paz de Lima, P. J., & Oliveira, H. B. de. (2014). Avaliação da qualidade de vida de residentes em áreas rurais - Reapresentação. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 2(3), 9–22. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2014v2n3p9-22