PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO: PRINCIPAIS MUDANÇAS PROCEDIMENTAIS AMPARADAS PELO NOVO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

Autores

  • Thiago Passos Tavares Universidade Tiradentes
  • Marlton Fontes Mota Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2016v5n1p81-94

Palavras-chave:

Processo Eletrônico. Processo Civil. Prática Forense.

Resumo

O objetivo principal deste estudo é analisar as principais e importantes mudanças no processo judicial eletrônico, trazidas pela atualização do Processo Civil Brasileiro, sancionada no mês de março de 2015 e que entrou em vigor em 2016. A nova Lei de Nº 13.105/15 alterou diversas disposições anteriores, contemplando mudanças significativas no âmbito judicial e forense, que serão tratadas nesta análise com foco na prática profissional das carreiras jurídicas contemporâneas. Deste modo, o presente artigo científico busca identificar os procedimentos, que passaram a ser adotados nos processos judiciais eletrônicos, a partir das diretrizes e inovações promovidas pelo novo processo civil brasileiro, assim como, verificar de que modo, a justiça brasileira determina as normas gerais, regras e conceitos para a concepção dos atos processuais realizados de forma eletrônica, admitindo inclusive, a intimação de advogados por meio da tecnologia da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Passos Tavares, Universidade Tiradentes

Graduado em Gestão Pública pela Universidade Tiradentes. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio de Sá - FASE. Acadêmico do curso de Direito da Universidade Tiradentes e aluno do curso de Pós Graduação em Administração Pública Municipal da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente trabalha como Coordenador de Tutoria no Diretoria de Ensino à Distância do Instituto Federal de Sergipe.

Marlton Fontes Mota, Universidade Tiradentes

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - SE (2012), possui título de Especialista em Direito Processual Civil - Faculdade Unhyana - BA (2007) e é graduado em Direito pela Universidade Tiradentes em Sergipe (2002). É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes de Sergipe (1992). É professor do Curso de Direito da Universidade Tiradentes - SE, e Professor da Pós graduação em Direito Processual, da Universidade Tiradentes, nas disciplinas Direito Processual Civil (Conhecimento, Procedimentos Especiais, Cautelares e Recursos). Atualmente é coordenador da escola superior de advocacia (ESA) - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Sergipe (SE), Conselheiro Estadual OAB/SE, e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da Universidade Tiradentes.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

Tavares, T. P., & Mota, M. F. (2016). PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO: PRINCIPAIS MUDANÇAS PROCEDIMENTAIS AMPARADAS PELO NOVO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO. Interfaces Científicas - Direito, 5(1), 81–94. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2016v5n1p81-94

Edição

Seção

Artigos