AVALIAÇÃODECOMPETÊNCIASOPERACIONAISDO FUTURO OFICIAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA

Autores

  • Mateus Muniz Corradini Capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
  • Patrícia Vendramini Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-ESAG). Diretora de Ensino da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP).

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2018v6n3p119–132

Palavras-chave:

Avaliação de Competências. Serviço Público. Formação Profissional. Segurança Pública

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar o grau de desenvolvimento das competências adquiridas nos cadetes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina durante a sua formação, de acordo com as orientações da Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública. A pesquisa descritiva na forma de estudo de caso foi realizada com três recentes turmas do Curso de Formação de Oficiais. Para a coleta de dados, foram selecionadas 11 disciplinas operacionais. De maneira geral, as três turmas avaliaram as competências elencadas com uma classificação de alta importância, com tendência para extrema importância; e com médio domínio, com tendência a alto domínio, demonstrando que os cadetes que fizeram parte desta pesquisa tiveram a percepção de ter desenvolvido as competências recomendadas pela Matriz para as disciplinas operacionais. Além da avaliação em si, o estudo proporcionou reflexões acerca da abordagem ou aplicação dadas a determinadas disciplinas para que pudessem ser consideradas de alta importância para o exercício das atividades de bombeiro militar, assim como as que foram consideradas de baixo domínio suscitaram a necessidade de aprofundar os estudos a respeito das metodologias de ensino-aprendizagem adotadas pelo corpo docente da instituição, que é reconhecida pela excelência na prestação de serviços públicos pela sociedade catarinense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

Corradini, M. M., & Vendramini, P. (2018). AVALIAÇÃODECOMPETÊNCIASOPERACIONAISDO FUTURO OFICIAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA. Interfaces Científicas - Direito, 6(3), 119–132. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2018v6n3p119–132

Edição

Seção

DOSSIÊ