LEI 8666/93: INFLUÊNCIA DA CONTRATAÇÃO PELO MENOR PREÇO NA QUALIDADE DOS PRODUTOS ENTREGUES
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-381X.2014v3n1p63-72Palavras-chave:
Lei 8666/1993. Licitações. Obras públicas. Menor preço.Resumo
Este artigo tem como objetivo estudar o impacto da Lei 8666/1993 nas licitações de obras de engenharia em um órgão público da administração do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil e avaliar a problemática da contratação de obras públicas pelo critério de menor preço, sem levar em conta a capacidade técnica das empresas. Procedimento corriqueiro em todo o território nacional, para uma suposta agilidade na hora das contratações as quais nem sempre resultam em obras de qualidade. Aliado a isto tem-se a deficiência do setor público que desenvolve projetos básicos com informações muitas vezes insuficientes para a contratação dos serviços, desde a compra simples de folhas de papel até a contratação de obras de engenharia complexas. Foram analisadas 24 obras executadas em 3 anos de trabalho sempre contratadas por licitação utilizando o critério de menor preço global. A citada legislação contempla critérios de técnica e preço, onde além do menor preço global, temos também a análise da capacidade técnica das empresas. Esta modalidade restringe a contratação de obras públicas a empresas que comprovam realmente que tem condições de entregar uma obra de qualidade. Sem levar em conta a técnica, os órgãos públicos em sua maioria contratam por menor preço. Não tendo como realizar uma análise estruturante das planilhas de preço, não é possível saber se o produto terá a qualidade desejada. Pois a classificação se dá somente pelo valor global, com percentuais limites para tornar uma obra exequível ou inexequível. Percebe-se então, a problemática da aplicação de uma mesma legislação, genérica, a uma ampla gama de produtos e serviços. Ao se analisar uma legislação que serve tanto para comprar material de escritório como para contratar uma obra milionária percebe-se a necessidade de se elaborar uma lei específica para o setor da construção civil analisando toda a história pregressa das empresas e reavaliar toda a burocracia de um sistema público regido por tal instrumento.