PATROCÍNIO DE EMPRESAS ESTATAIS AO ESPORTE E CULTURA – PONDERAÇÃO ENTRE PROMOÇÃO CULTURAL E LUCRO DOS ARTISTAS FAMOSOS

Autores

  • Douglas da Silva Garcia Mestrando PPGD-UNIMAR
  • Marisa Rossignoli PPGD UNIMAR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2023v9n2p369-391

Resumo

O presente trabalho analisa o histórico do patrocínio de empresas estatais ao esporte e cultura no contexto do Brasil, considerando sua relação com o estado de bem-estar social. A relevância social desse patrocínio é destacada, visto que atua como fonte de incentivo e promoção cultural, além de contribuir para a geração de renda e empregos no setor artístico e cultural. O estudo busca analisar a promoção cultural e o lucro dos artistas, ponderando os interesses públicos e privados envolvidos nesse processo. Nesse sentido, a pesquisa objetiva analisar o impacto das empresas estatais na promoção do esporte e cultura no Brasil, contextualizando o conceito e origem do estado de bem-estar social e sua relação com a promoção cultural e esportiva. A importância da promoção cultural e do esporte para a sociedade é discutida, levando em conta seus impactos sociais, econômicos e culturais. Além disso, são analisadas as políticas públicas existentes para o financiamento de atividades culturais e esportivas, com foco no papel do Estado e das empresas estatais nesse cenário. A pesquisa se baseia em métodos de revisão de literatura e método hipotético-dedutivo para identificar o tema, apresentar o problema e uma hipótese, bem como representar suas implicações. O estudo visa contribuir para o debate sobre o tema, proporcionando reflexões sobre a promoção cultural, o lucro dos artistas e o papel do estado de bem-estar social na busca por um equilíbrio que beneficie a sociedade como um todo.

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Biografias Autor

Douglas da Silva Garcia, Mestrando PPGD-UNIMAR

Mestrando em Direito pelo Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade de Marília (2023-2025) com bolsa CAPES integral. Pós graduado em Direito Imobiliário pela Faculdade Legale (2019) e em Processo Civil pelo Ibemec (2017-2018). Graduado em Direito pela UNISUAM - Centro Universitário Augusto Motta (2014). Advogado. Vice Presidente da Comissão da Jovem Advocacia na Subseção OAB Marília/SP, Membro da Comissão de Direito Imobiliário da Subseção OAB Marília/SP.

Marisa Rossignoli, PPGD UNIMAR

Professora PPGD-UNIMAR. Pós-Doutoranda em Direito pela UENP (Jacarezinho - PR); Doutora em Educação pela UNIMEP; Mestre em Economia pela PUC-SP e Graduada em Economia pela UNESP-Araraquara. Delegada Municipal do COnselho Regional de Economia para o Muncípio de Marília - SP.

Publicado

2024-01-17

Como Citar

da Silva Garcia, D., & Rossignoli, M. (2024). PATROCÍNIO DE EMPRESAS ESTATAIS AO ESPORTE E CULTURA – PONDERAÇÃO ENTRE PROMOÇÃO CULTURAL E LUCRO DOS ARTISTAS FAMOSOS. Interfaces Científicas - Direito, 9(2), 369–391. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2023v9n2p369-391

Edição

Secção

Artigos