Regime internacional de combate à corrupção e a participação político-normativa brasileira

Autores

  • Frederico dos Santos Araújo Polícia Federal
  • Andréa Freire de Lucena Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2016v4n3p11-22

Palavras-chave:

Regimes internacionais, corrupção, Brasil

Resumo

O tema da corrupção envolvendo funcionários de Estados vem se tornando cada vez mais presente nas agendas internacionais, passando a representar objeto de interesses e preocupações dos atores e organizações do cenário global. Cresce, portanto, a consciência de que a disseminação de práticas como a cooptação ou o suborno de funcionários públicos para facilitar ou garantir negócios entre Estados e empresas é uma ameaça ao comércio internacional que não pode ser tolerada. Neste sentido, iniciativas políticas e normativas têm procurado criar um regime internacional de combate à corrupção. O objetivo deste artigo é analisar a formação de um regime internacional de combate à corrupção e avaliar os esforços do Brasil para se adequar aos compromissos assumidos a partir dos tratados internacionais que o país tem ratificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico dos Santos Araújo, Polícia Federal

Bacharel em Direito, mestrado em andamento em Ciência Política (UFG) e Agente de Polícia Federal na função de Adido Policial Adjunto na Embaixada do Brasil em Roma.

Andréa Freire de Lucena, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Relações Internacionais (UNB). Professora da Graduação em Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Araújo, F. dos S., & de Lucena, A. F. (2016). Regime internacional de combate à corrupção e a participação político-normativa brasileira. Interfaces Científicas - Direito, 4(3), 11–22. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2016v4n3p11-22

Edição

Seção

Artigos