O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTUDO DAS FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Autores

  • Fernanda Campos Maia Wrobel

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v3n2p73-87

Palavras-chave:

ENERGIAS RENOVÁVEIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE

Resumo

Resumo: Este artigo analisou a importância da implementação do estudo dos recursos naturais renováveis, como fonte alternativa de energia, nas escolas brasileiras, através da Educação Ambiental. Discutiu-se como a Educação Ambiental pode alterar padrões de comportamentos, e ser vista como degrau para a valorização do meio ambiente, tendo em vista a conexão entre uso da energia e danos ao meio ambiente. Analisou os conceitos e vantagens da utilização dos recursos naturais renováveis e como a educação ambiental surge como agente formador da cidadania ecológica, na medida em que, identifica a importância e a necessidade da utilização desses recursos naturais renováveis como uma nova forma de se pensar o planeta. Analisou o tema educação ambiental sob o ponto de vista do discurso ecológico oficial e o alternativo, bem como as dificuldades de se efetivar o discurso ecológico alternativo dentro do ambiente escolar. Demonstrou como a educação ambiental deve transcender os limites da escola, indo além do currículo, do método e dos anseios do mercado, e atingir todo o espaço social. Considerou a Educação Ambiental como um instrumento formal e informal de educação na busca de se atingir a sustentabilidade. Analisou, também, as formas de se implementar o uso das fontes energéticas renováveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, alicerçada em doutrina, artigos científicos, pesquisas relacionada ao tema. O marco teórico é a Lei de Política Nacional de Educação Ambiental, sob o nº 9.795/99, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo nacional, trazendo a permanente avaliação crítica, a adequação dos conteúdos à realidade local e o envolvimentos dos atores em ações concretas para transformação de uma realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Campos Maia Wrobel

Mestranda em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Gama Filho/RJ. Bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Funcionária Pública.

Downloads

Publicado

2015-03-05

Como Citar

Wrobel, F. C. M. (2015). O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTUDO DAS FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. Interfaces Científicas - Direito, 3(2), 73–87. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v3n2p73-87