ESTUDO GENEALÓGICO SOBRE A CONSAGRAÇÃO DAS NORMAS TRABALHISTAS: O CONTROLE ESTATAL NAS RELAÇÕES JURÍDICAS DE EMPREGO

Authors

  • Mariana de Faro Felizola UNIT
  • Marcos Alexandre Póvoas Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2016v4n2p33-44

Keywords:

Estado Novo, biopolítica, relações de emprego, controle estatal, direito do trabalho

Abstract

Em 1943 foi promulgada no Brasil a Consolidação das Leis Trabalhistas durante o governo de Getúlio Vargas, que ficou conhecido como Estado Novo. Tal período da história brasileira foi marcadamente autoritário, porém vislumbrou-se um paradoxo sociológico: um governo ditatorial capitalista que havia “apoiado” a luta operária. Será este suposto apoio o objeto do presente estudo, com base no olhar crítico utilizado por Michel Foucault ao tratar da biopolítica. O objetivo, portanto, é analisar o controle exercido pelo Estado nas relações de emprego através do biopoder, possibilitando a autonomia do Direito do Trabalho como uma disciplina e culminando com a consagração das normas trabalhistas durante o Estado Novo. Buscando, assim, conhecimento sobre a conquista dos Direitos Sociais numa ditadura para entender o atual debate sobre sua flexibilização na democracia. Com esse intuito, a pesquisa utilizou as etapas bibliográfica e analítica para determinar se é possível efetivamente observar, no discurso estatal, o controle das relações jurídicas de emprego.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariana de Faro Felizola, UNIT

Estudante de Direito do curso de graduação da Universidade Tiradentes, ex-bolsista do CNPq

Marcos Alexandre Póvoas, Universidade Tiradentes

Possui graduação em direito pela Universidade Federal da Bahia (1997), Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UFBA (2000) e mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2005). Atualmente é professor assistente da Universidade Tiradentes e procurador do estado - Procuradoria Geral do Estado de Sergipe. Professor da pós-graduação da FASE - estácio e FANESE. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho.

Published

2016-02-29

How to Cite

Felizola, M. de F., & Póvoas, M. A. (2016). ESTUDO GENEALÓGICO SOBRE A CONSAGRAÇÃO DAS NORMAS TRABALHISTAS: O CONTROLE ESTATAL NAS RELAÇÕES JURÍDICAS DE EMPREGO. Interfaces Científicas - Direito, 4(2), 33–44. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2016v4n2p33-44

Issue

Section

Artigos