ESTUDO DE CASO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR JURÍDICO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-381X.2020v8n2p253-265Palavras-chave:
Metodologias ativas. Autonomia discente. Aprendizagem significativa. Instituições de ensino superior.Resumo
As metodologias ativas têm se mostrado uma importante prática para o enfrentamento dos desafios interpostos no atual cenário educacional. Este artigo visou investigar como as metodologias ativas no curso de Bacharel em Direito contribuem para a promoção da motivação autônoma do estudante e sua relação de ensino-aprendizagem com as ciências jurídicas. Trata-se de um estudo de caso cuja hipótese de que as metodologias ativas aplicadas no curso de direito constituem um método inovador. Tendo por objeto de pesquisa estudantes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de uma faculdade privada, observou-se que as metodologias ativas no ensino superior visaram contribuir com a formação de um novo perfil de estudante das ciências jurídicas. A pesquisa constatou que foi essa diferença na metodologia pedagógica que propiciou diferencial na prestação de serviço educacional, aumentando o interesse e trazendo resultados positivos nos exames internos e externos realizados pelos alunos. Partindo de uma visão mercadológica da educação, o uso das metodologias ativas mostrou-se um caminho pedagógico valioso na competitividade das IES em busca da garantia do interesse e permanência do estudante no curso.Downloads
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Publicado
2020-09-14
Como Citar
Modenesi, T. V., Gondim, A. M. de C., & Amaral, E. C. (2020). ESTUDO DE CASO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR JURÍDICO. Interfaces Científicas - Direito, 8(2), 253–265. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2020v8n2p253-265
Edição
Seção
Artigos