O uso da música na prática de ensino de historia

Auteurs

  • Rosana Menezes Santos

Trefwoorden:

Aluno. Ensino. História. Música.

Samenvatting

A presente pesquisa tem como tema o uso da música na prática de ensino de História, sendo considerado de relevante para se compreender a relação passado/presente do que é ensinado em sala de aula. As letras das músicas possibilitam ao aluno melhor contextualização dos elementos proposto ao período histórico. O ambiente da sala de aula é um campo vasto para a execução do oficio de educador. O professor promove o rompimento de barreiras que dificultam o aprendizado, a linguagem musical desperta o interesse dos alunos, facilitando a compreensão da História e que esta faça parte da sua realidade, utilizando a música como recurso para cada fase histórica. A pesquisa possui sua importância na construção da identidade do aluno como agente histórico crítico-reflexivo, a escola portanto torna lugar de descoberta e significado, o conhecimento acontece de fora para dentro auxiliando a formação do cidadão numa relação contínua, edificada em discussões em função de circunstâncias determinadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Biografie auteur

Rosana Menezes Santos

Graduada em História pela Universidade Tiradentes, em 2009.

Gepubliceerd

2014-10-27

Citeerhulp

Santos, R. M. (2014). O uso da música na prática de ensino de historia. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(2), 161–171. Geraadpleegd van https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1687

Nummer

Sectie

Artigos