O uso da música na prática de ensino de historia

Autores

  • Rosana Menezes Santos

Palavras-chave:

Aluno. Ensino. História. Música.

Resumo

A presente pesquisa tem como tema o uso da música na prática de ensino de História, sendo considerado de relevante para se compreender a relação passado/presente do que é ensinado em sala de aula. As letras das músicas possibilitam ao aluno melhor contextualização dos elementos proposto ao período histórico. O ambiente da sala de aula é um campo vasto para a execução do oficio de educador. O professor promove o rompimento de barreiras que dificultam o aprendizado, a linguagem musical desperta o interesse dos alunos, facilitando a compreensão da História e que esta faça parte da sua realidade, utilizando a música como recurso para cada fase histórica. A pesquisa possui sua importância na construção da identidade do aluno como agente histórico crítico-reflexivo, a escola portanto torna lugar de descoberta e significado, o conhecimento acontece de fora para dentro auxiliando a formação do cidadão numa relação contínua, edificada em discussões em função de circunstâncias determinadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Menezes Santos

Graduada em História pela Universidade Tiradentes, em 2009.

Downloads

Publicado

2014-10-27

Como Citar

Santos, R. M. (2014). O uso da música na prática de ensino de historia. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(2), 161–171. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1687

Edição

Seção

Artigos