O uso da música na prática de ensino de historia

Autores/as

  • Rosana Menezes Santos

Palabras clave:

Aluno. Ensino. História. Música.

Resumen

A presente pesquisa tem como tema o uso da música na prática de ensino de História, sendo considerado de relevante para se compreender a relação passado/presente do que é ensinado em sala de aula. As letras das músicas possibilitam ao aluno melhor contextualização dos elementos proposto ao período histórico. O ambiente da sala de aula é um campo vasto para a execução do oficio de educador. O professor promove o rompimento de barreiras que dificultam o aprendizado, a linguagem musical desperta o interesse dos alunos, facilitando a compreensão da História e que esta faça parte da sua realidade, utilizando a música como recurso para cada fase histórica. A pesquisa possui sua importância na construção da identidade do aluno como agente histórico crítico-reflexivo, a escola portanto torna lugar de descoberta e significado, o conhecimento acontece de fora para dentro auxiliando a formação do cidadão numa relação contínua, edificada em discussões em função de circunstâncias determinadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosana Menezes Santos

Graduada em História pela Universidade Tiradentes, em 2009.

Publicado

2014-10-27

Cómo citar

Santos, R. M. (2014). O uso da música na prática de ensino de historia. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(2), 161–171. Recuperado a partir de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1687

Número

Sección

Artigos