O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autori

  • Shirley Alves da Silva Ferreira Universidade Tiradentes
  • Maria Kelly de Souza Alves Universidade Tiradentes
  • Ivan Rêgo Aragão Universidade Tiradentes - UNIT

Abstract

Este artigo foi elaborado com a finalidade de discutir o entendimento acerca do lúdico no processo de ensino–aprendizagem na educação infantil, pois é notório a sua importância se for incluída nas atividades escolares das crianças. A metodologia utilizada na presente pesquisa foi de cunho qualitativo e bibliográfico. Entre os objetivos estão identificar como anda o processo de ensino da educação infantil nos dias de hoje; comparar a educação tradicional com a que alia elementos diversificados para melhoria do desenvolvimento dos indivíduos, os colocando como protagonistas na “tecitura" do seu conhecimento tendo o professor como um parceiro norteador; relacionar a aprendizagem com as atividades que são prazerosas para o alunado; e analisar a viabilidade do uso do lúdico como ferramenta essencial no suporte do processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo, despertou a reflexão acerca da qualidade daquilo que é produzido para a sala de aula e a finalidade para qual cada um (a) dos (as) conteúdos/atividades serão projetados (as) e disponibilizados (as) para o público infantil alvo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Shirley Alves da Silva Ferreira, Universidade Tiradentes

Pedagoga (UNIT); Pós graduada em Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva (FARESE).

 

Maria Kelly de Souza Alves, Universidade Tiradentes

Pedagoga (UNIT); Pós graduada em Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva (FARESE).

Ivan Rêgo Aragão, Universidade Tiradentes - UNIT

Professor do curso de Pedagogia (UNIT/EaD); Mestre em Cultura e Turismo (UESC); Licenciado em História (UNIT).

Pubblicato

2022-04-27

Come citare

Alves da Silva Ferreira, S. ., Kelly de Souza Alves, M. ., & Aragão, I. R. (2022). O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 7(2), 30. Recuperato da https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/10494

Fascicolo

Sezione

Artigos