O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resum
Este artigo foi elaborado com a finalidade de discutir o entendimento acerca do lúdico no processo de ensino–aprendizagem na educação infantil, pois é notório a sua importância se for incluída nas atividades escolares das crianças. A metodologia utilizada na presente pesquisa foi de cunho qualitativo e bibliográfico. Entre os objetivos estão identificar como anda o processo de ensino da educação infantil nos dias de hoje; comparar a educação tradicional com a que alia elementos diversificados para melhoria do desenvolvimento dos indivíduos, os colocando como protagonistas na “tecitura" do seu conhecimento tendo o professor como um parceiro norteador; relacionar a aprendizagem com as atividades que são prazerosas para o alunado; e analisar a viabilidade do uso do lúdico como ferramenta essencial no suporte do processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo, despertou a reflexão acerca da qualidade daquilo que é produzido para a sala de aula e a finalidade para qual cada um (a) dos (as) conteúdos/atividades serão projetados (as) e disponibilizados (as) para o público infantil alvo.