ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA O ALCANCE DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024

Autor/innen

  • Jasmin Santos Clementino Universidade Tiradentes
  • Ivan Rêgo Aragão Universidade Tiradentes - UNIT

Abstract

Este artigo faz uma reflexão sobre atuação do pedagogo na Educação de Jovens e Adultos tendo como orientação as metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A partir da pesquisa digital: documental e bibliográfica, o presente estudo possui como objetivos refletir e traçar parâmetros sobre o que se compreende como EJA, bem como compreender o comportamento do pedagogo ante a esse perfil tão heterogênio de alunos. Para tanto, teóricos como Bes e Silva (2018), Bezerra (2016), Castro (2007), Di Pierro (2001), Freire (1987), Machado (2016), Ribeiro (2001), Vieira (2021), a Constituição Federal Brasileira e o Plano Nacional de Educação, deram o aporte teórico para o embasamento da reflexão para o tema proposto. Para produzir impactos na
diminuição analfabetismo e analfabetismo funcional, vislumbrou-se que o repensar sobre a atuação do pedagogo deve estar alinhado com ações entre professores, secretarias de educação e governos nas três esferas.

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Autor/innen-Biografien

Jasmin Santos Clementino, Universidade Tiradentes

Discente do curso de Licenciatura me Pedagogia da Universidade Tiradentes. 

Ivan Rêgo Aragão, Universidade Tiradentes - UNIT

Professor do curso de Pedagogia (UNIT/EaD); Mestre em Cultura e Turismo (UESC); Licenciado em História (UNIT).

Veröffentlicht

2024-11-04

Zitationsvorschlag

Santos Clementino, J., & Aragão, I. R. (2024). ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA O ALCANCE DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 8(3), 37–45. Abgerufen von https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/11401

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Artigos