ANÁLISE DO PERFIL TEMÁTICO DE MONOGRAFIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (2013-2019)

  • Josean Santos Nascimento Universidade Tiradentes
  • Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do Nascimento Universidade Tiradentes
Palavras-chave: Ciências Biológicas, Formação de Professores, Trabalho de Conclusão de Curso.

Resumo

A pesquisa científica é um dos pilares indubitavelmente essenciais para a formação de professores no século XXI. Com isso, o objetivo deste trabalho foi fazer a análise do perfil temático dos Trabalhos de Conclusão de Curso em formato de monografia do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. Foi realizada a busca no Repositório Institucional da UFS em que foram analisadas e lidas 81 monografias publicadas entre os anos de 2013 a 2019. Posteriormente, foi feita a quantificação das monografias por ano e suas classificações com base nas temáticas abordadas das áreas de conhecimento da Biologia, produzindo assim dados que foram apreciados estatisticamente pela planilha Microsoft Excel. Observou-se que 21% das monografias tratam da temática Educação Ambiental, 17% das monografias da temática Biologia Geral, 12% da Educação Inclusiva, 9% de Zoologia, 7% de Ecologia, 6% de Botânica, 5% de Microbiologia, 5% de Genética, 4% de Educação Sexual, 4% de Paleontologia, 2% de Evolução, 2% de Parasitologia, 1% de Bioquímica, Citologia, Fisiologia e Imunologia, respectivamente. As monografias desenvolvidas no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFS têm representado importante contribuição para a pesquisa educacional, sobretudo no que se referem às questões ambientais. Todavia, algumas temáticas imprescindíveis como a Educação Sexual devem ser mais trabalhadas.

Biografia do Autor

Josean Santos Nascimento, Universidade Tiradentes
Graduando em Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/GPHPE/UNIT.
Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação e graduada em Ciências Biológicas-Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista de Produtividade CNPQ nível 2 (desde 2012). Professora dos Cursos de Licenciatura da Universidade Tiradentes.
Publicado
2020-12-02
Como Citar
Nascimento, J. S., & Carvalho do Nascimento, E. F. V. B. (2020). ANÁLISE DO PERFIL TEMÁTICO DE MONOGRAFIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (2013-2019). Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(2), 418-430. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p418-430
Seção
Artigos