A atuação da Enfermagem frente aos fatores de risco da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2013v2n1p09-24Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Hipertensão, Diabetes Mellitus, Fatores de RiscoPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) são classificados como doenças crônicas não-transmissíveis responsáveis pela mudança do perfil epidemiológico da mortalidade nos últimos anos, em nosso país. O objetivo do estudo foi identificar a atuação educativa da Enfermagem frente aos fatores de risco dessas patologias, visando à qualidade de vida da população beneficiada. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório do tipo revisão integrativa da literatura, nos últimos 07 anos, através da base de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando as seguintes palavras-chave: Cuidados de Enfermagem; Hipertensão; Diabetes Mellitus; Fatores de Risco. Os resultados estão expostos em tabela, gráficos e fluxograma. Abordou-se a prevalência dos fatores de risco modificáveis da HAS e DM, seguido da prática de promoção da saúde e prevenção desses fatores pela equipe de enfermagem. Acredita-se que a educação em saúde, se realizada precocemente por profissionais comprometidos, é capaz de uma sensibilização social sobre a importância de hábitos saudáveis de vida.