ANÁLISE COMPARATIVA DE ADUBOS ORGÂNICOS ORIUNDOS DE DIFERENTES TIPOS DE COMPOSTAGEM
Palavras-chave:
Violeta Himalaia, Húmus, Vermicomposto
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade do húmus produzido pela Perionyx excavatus com diferentes fontes de alimentos orgânicos, e comparando com o vermicomposto produzido em leiras de compostagem. O experimento foi executado em 60 dias, no Laboratório de Práticas Ambientais da UniCEUMA. Para as análises comparativas dos adubos, foram montados três tratamentos: T1- Adubo oriundo da Leira de copostagem (70% material fibroso, podas de gramas e folhas, e 30% de resíduos orgânicos e fezes animal), T2- Adubo oriundo de resíduos organicos (100% de resíduos organicos triturados para alimentação das minhocas); T3- Adubo organico para alimentação das minhocas oriundo das leiras em compostagem (30 dias de decoposição). Foram acondicionadas 20 minhocas por tratamento, as quais receberam a alimentação durante todo o período experimental. Ao final, os materiais de cada tratamento foram triturados, peneirados, pesados e acondicionados, lacrados e identificados, e encaminhadas para análises, nos laboratórios de Química e Física da UEMA, verificando-se as características físico – químicas. Os adubos analisados no experimento, todos apresentaram CTC acima de 70%, indicando que são solos ricos em substâncias húmicas e com uma boa relação de C/N. As minhocas Violeta do Himalaia, deram uma resposta qualitativa superior quanto a produção de húmus, quando alimentadas com material oriundo da leira, tendendo – se a acreditar, que o processo de compostagem mista (leira + minhocas) seja a melhor forma de produção de vermicomposto orgânico.
Publicado
2020-04-16
Como Citar
Garcia, S. S. R., Pereira, D. R., Dutra, M. L. S., Ribeiro, A. W. P., Menezes, K. D. C. de, Cruz, R. F., Miranda, R. de C. M. de, & Gerude Neto, O. J. de A. (2020). ANÁLISE COMPARATIVA DE ADUBOS ORGÂNICOS ORIUNDOS DE DIFERENTES TIPOS DE COMPOSTAGEM. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(2), 115-126. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p115-126
Edição
Seção
Artigos
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.