IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NO INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO EM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA
Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Prevalência, Assistência
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o incentivo ao aleitamento materno no pré-natal e no intra-hospitalar em Hospital pediátrico filantrópico de Aracaju-SE, entre Fevereiro a Abril de 2019. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, prospectiva, transversal de caráter exploratório realizada através de questionários aplicados a nutrizes de recém-nascido e lactentes até um ano levados a urgência pediátrica e ambulatório do Hospital em questão. Os dados foram colocados em tabelas através de distribuição proporcional, sumarizadas como frequência simples e seus intervalos de confiança para 95%, bicaudal e p ≤ a 0,05. As variáveis mais relevantes foram comparadas através do teste qui-quadrado, teste exato de Fisher e Teste t-Student. O programa estatístico foi o SPSS (Statistical Package for Social Sciencies) 21. Observou-se na amostra que a faixa etária predominante entre as nutrizes variou entre 25 a 31 anos, apresentavam baixa escolaridade, eram desempregadas ou realizavam atividades diversas. Além disso eram naturais de Aracaju, raça parda e casadas. Entre o total, 63,6%(n=82) tiveram orientações sobre o aleitamento materno no pré-natal e 62% (n=80) no intra-hospitalar, a média de consultas foi de 6, sendo maior o número de consultas entre as pacientes que obtiveram orientações sobre o aleitamento materno. A prevalência do contato pele a pele foi de 59,8% (n=79), sendo que 65,1% (n=71), 34,9% (n=38) nos partos normais e cesarianos respectivamente. Conclui-se, portanto, que o papel do profissional de saúde no incentivo ao aleitamento materno precisa melhorar, pois a frequência do aleitamento materno permanece aquém do preconizado pelo Ministério da Saúde.
Publicado
2020-07-27
Como Citar
Menezes, I. V. de, Menezes, G. V. de, Rezende, L. A., Lopes, I. M. D., & Fonseca, A. B. de L. (2020). IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NO INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO EM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(2), 243-256. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p243-256
Edição
Seção
Artigos
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.