AVALIAÇÃO INTEGRADA DE ESCORES DE QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE EM PRÉ-VESTIBULANDOS
Palavras-chave:
Estresse, Qualidade de Vida, Estudantes
Resumo
Este trabalho teve como escopo elaborar uma análise combinada de escores de estresse e qualidade de vida em jovens estudantes de curso preparatório para universidades, mediante a aplicação de modelos de equações estruturais. Foi utilizado o Inventário de Estresse de Lipp (ISSL) para obter os níveis de estresse e o WHOQOL-Bref para mensurar os índices de qualidade de vida. Os resultados revelaram estresse positivo em 68,75% dos sujeitos. Em relação à qualidade de vida, a maior média encontrada foi na autoavaliação (14,13) e a menor foi no domínio ambiental (11,70). Obteve-se uma correlação negativa entre níveis de estresse e qualidade de vida (coeficiente estandardizado = -0.65) para a amostra analisada.
Publicado
2020-11-12
Como Citar
Almeida-Santos, M. A., Carvalho, I. F., & Vargas, M. M. (2020). AVALIAÇÃO INTEGRADA DE ESCORES DE QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE EM PRÉ-VESTIBULANDOS. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(2), 347-359. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p347-359
Edição
Seção
Artigos
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.