AVALIAÇÃO INTEGRADA DE ESCORES DE QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE EM PRÉ-VESTIBULANDOS

  • Marcos Antonio Almeida-Santos Programa de pós-graduação em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.
  • Iza Fontes Carvalho Programa de pós-graduação em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.
  • Marlizete Maldonado Vargas Programa de pós-graduação em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil
Palavras-chave: Estresse, Qualidade de Vida, Estudantes

Resumo

Este trabalho teve como escopo elaborar uma análise combinada de escores de estresse e qualidade de vida em jovens estudantes de curso preparatório para universidades, mediante a aplicação de modelos de equações estruturais. Foi utilizado o Inventário de Estresse de Lipp (ISSL) para obter os níveis de estresse e o WHOQOL-Bref para mensurar os índices de qualidade de vida. Os resultados revelaram estresse positivo em 68,75% dos sujeitos. Em relação à qualidade de vida, a maior média encontrada foi na autoavaliação (14,13) e a menor foi no domínio ambiental (11,70). Obteve-se uma correlação negativa entre níveis de estresse e qualidade de vida (coeficiente estandardizado = -0.65) para a amostra analisada.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Almeida-Santos, Programa de pós-graduação em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.
Médico, Doutor em Ciências da Saúde, professor do Programa de pós graduação em Saúde e Ambiente
Iza Fontes Carvalho, Programa de pós-graduação em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.
Psicóloga pela Universidade Tiradentes, mestre em Saúde e Ambiente
Marlizete Maldonado Vargas, Programa de pós-graduação em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil
Dra. em Psicologia Ciência e Profissão, professora no programa de pós graduação em Saúde e Ambiente
Publicado
2020-11-12
Como Citar
Almeida-Santos, M. A., Carvalho, I. F., & Vargas, M. M. (2020). AVALIAÇÃO INTEGRADA DE ESCORES DE QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE EM PRÉ-VESTIBULANDOS. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(2), 347-359. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p347-359
Seção
Artigos