ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NO MUNICÍPIO DE ARACAJU, SERGIPE, 2013 A 2016

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p230-242

Autores

  • Mateus Felipe Santos Santana Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.
  • Taciana Silveira Passos Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.
  • Marcos Antonio Almeida-Santos Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Palavras-chave:

Epidemiologia. Delitos sexuais. Notificação compulsória.

Publicado

2020-07-22

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este estudo objetivou analisar o perfil das vítimas de violência sexual na cidade de Aracaju-SE no período entre 2013-2016. Trata-se de um estudo epidemiológico realizado a partir de dados agregados, obtidos em estratos populacionais, mediante consulta no Departamento de Informática do Sistema único de Saúde. Taxas de incidência foram calculadas com ajustes para o registro populacional de cada ano, e apresentadas na escala de 1:10000 habitantes. Elaborou-se um modelo de regressão binomial negativa para avaliar a razão da taxa de incidência (“incidence rate ratio” ou IRR) de violência sexual. O perfil da população exposta a esta violência foi predominantemente do sexo feminino, faixa etária de 10 a 14 anos e cor autodeclarada parda. Dentre os registros, os principais agressores foram amigos/conhecidos e o estupro foi o principal tipo de violência sexual notificado. Os dados reforçam a vulnerabilidade do sexo feminino a este tipo de violência, principalmente na faixa etária infanto-juvenil.

Biografia do Autor

Mateus Felipe Santos Santana, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Discente de Graduação no Departamento de Enfermagem, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil. AlunO de Iniciação Científica PIBIC-CNPq

Taciana Silveira Passos, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Enfermeira. Discente de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil. Mestra em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Marcos Antonio Almeida-Santos, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Médico. Professor titular do Departamento de Medicina, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil. Professor permanente da Pós-Graduação em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil. Doutor em Ciências da Saúde, Mestre em Saúde e Ambiente. Professor visitante do Tiradentes Institute da University of Massachusetts, Boston, Estados Unidos.

Como Citar

Santana, M. F. S., Passos, T. S., & Almeida-Santos, M. A. (2020). ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NO MUNICÍPIO DE ARACAJU, SERGIPE, 2013 A 2016. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(2), 230–242. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p230-242