AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA MORTALIDADE POR DOENÇAS HIPERTENSIVAS EM SERGIPE ENTRE 2010 E 2015

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n3p143–158

Autores

  • Beatriz Costa Todt Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.
  • Beatriz Santana Prado Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.
  • Taciana Silveira Passos Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.
  • Marcos Antonio Almeida-Santos Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Palavras-chave:

Epidemiologia, Hipertensão, Registros de Mortalidade.

Publicado

2019-08-14

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A pesquisa objetivou compreender, através da avaliação de tendências, o impacto da hipertensão arterial no estado de Sergipe em um período de seis anos. Trata-se de um estudo epidemiológico, realizado a partir de dados agregados, obtidos em estratos populacionais, e associado a emprego de metodologias de análise espacial, incluindo dados de organização do território sergipano mediante obtenção de coordenadas das regiões de saúde em formato “shapefile”. No modelo preditivo, empregou-se uma análise de regressão múltipla do tipo binomial negativo. Entre os preditores para mortalidade por hipertensão arterial, os de maiores taxas foram o sexo feminino, a cor de pele “parda”, o incremento da faixa etária e a Região de Saúde de Propriá. Essa região está localizada na área do Baixo São Francisco, onde se concentram municípios com baixa evolução no índice de vulnerabilidade social. A análise permite uma reflexão sobre a influência de questões socioeconômicas na carga de doença hipertensiva.

Biografia do Autor

Beatriz Costa Todt, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Discente de Graduação no Departamento de Medicina, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil. Aluna de Iniciação Científica PROVIC-UNIT.

Beatriz Santana Prado, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Discente de Graduação no Departamento de Enfermagem, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil. Aluna de Iniciação Científica PROBIC-UNIT.

Taciana Silveira Passos, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Enfermeira. Discente de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil. Mestra em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Marcos Antonio Almeida-Santos, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Médico. Professor titular do Departamento de Medicina, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil. Professor permanente da Pós-Graduação em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil. Doutor em Ciências da Saúde, Mestre em Saúde e Ambiente. Professor visitante do Tiradentes Institute da University of Massachusetts, Boston, Estados Unidos.

Como Citar

Costa Todt, B., Santana Prado, B., Silveira Passos, T., & Almeida-Santos, M. A. (2019). AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA MORTALIDADE POR DOENÇAS HIPERTENSIVAS EM SERGIPE ENTRE 2010 E 2015. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 7(3), 143–158. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n3p143–158