LEISHMANIOSE VISCERAL: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, ALAGOAS NO PERÍODO DE 2011 A 2016.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n3p133–142

Autores

  • Anacássia Fonseca de Lima Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • Allana Fernanda Sena dos Santos Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • Thaís Rafaela Santos Pinto Calheiros Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • Antônio Fernando Silva Xavier Junior Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • Sabrina Gomes de Oliveira Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Palavras-chave:

Epidemiologia, leishmaniose visceral, prevalência

Publicado

2019-08-14

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A Leishmaniose Visceral é uma doença zoonótica, causada por uma espécie de protozoário do gênero Leishmania, transmitida por insetos denominados flebotomíneos. Também conhecida como calazar, adoença afeta outros animais como o cão doméstico e posteriormente o homem que pode ser o hospedeiro final. Trata-se de estudo epidemiológico transversal de abordagem quantitativa, no âmbito dos registros de casos de leishmaniose visceral em Maceió, Alagoas no período de 2011 a 2016. A coleta dos dados ocorreu no Sistema de Informações de Agravos de Notificação. Foi utilizado o coeficiente de prevalência por 100 mil habitantes no mesmo período e razão de risco da ocorrência dos casos entre as categorias de cada grupo. A prevalência de casos de leishmaniose visceral, para o período, foi de 3,0 casos para cada 100.000 habitantes. Na análise do gênero o sexo masculino foi o prevalente com 4,3 casos para cada 100.000 habitantes, nas faixas etárias de 0 a 4 e 5 a 9 anos prevalência de 12,6 e 5,1 para cada 100.000 habitantes respectivamente. A situação observada no município de Maceió poderá servir de referência para novas pesquisas sobre o tema, que permitam a comparação das áreas de risco.

Biografia do Autor

Anacássia Fonseca de Lima, Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Possui graduação em biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), pós graduação em Biologia molecular pela Universidade Estadual de Pernambuco (2010), mestrado em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e Especialização em Desenvolvimento Docente em Metodologias Ativas pelo Centro Universitário Tiradentes (2018). Atualmente é professora adjunta I do Centro Universitário Tiradentes e professora da pós graduação em urgência do Centro Universitário Tiradentes. Foi coordenadora das pós graduações em Microbiologia Clínica, Citologia Clínica e Hematologia e Hemoterapia da UNIT, Professora da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) e professora titular II do Centro Universitário CESMAC. Tem experiência na área de Microbiologia, Parasitologia, Imunologia, Histologia e Patologia, com ênfase na docência.

Allana Fernanda Sena dos Santos, Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Acadêmica do 10° período do curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Thaís Rafaela Santos Pinto Calheiros, Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Acadêmica do 10° período do curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Antônio Fernando Silva Xavier Junior, Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Fonoaudiólogo e coordenador da análise epidemiológica na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió - AL, mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas. Professor Adjunto I do Centro Universitário Tiradentes - UNIT (Maceió-AL). Tem experiência e interesse na área de Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Anatomia Humana e Neuroanatomia/ Neurofisiologia. Enfatiza-se a vivência no Sistema Único de Saúde - SUS, docência, desenvolvimento de projetos (epidemiologia/ implantação de serviços em saúde) e prática em bancada experimental (laboratório de glicoproteínas).

Sabrina Gomes de Oliveira, Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário CESMAC (2011), graduação em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro (1994), mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular II do Centro Universitário Tiradentes - UNIT -AL. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em inflamação.

Como Citar

Lima, A. F. de, Santos, A. F. S. dos, Calheiros, T. R. S. P., Xavier Junior, A. F. S., & Oliveira, S. G. de. (2019). LEISHMANIOSE VISCERAL: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, ALAGOAS NO PERÍODO DE 2011 A 2016. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 7(3), 133–142. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n3p133–142