AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2018v7n1p9-16

Autores

  • Luana Bernardi
  • Ana Carla Gomes Rosa
  • Josivaldo Godoy da Silva
  • Andreia Conceição Milan Brochado Antoniolli
  • Valter Aragâo Nascimento

Palavras-chave:

Cegueira. Educação superior. Tecnologia. Equipamentos de autoajuda. Tecnologia da informação.

Publicado

2018-10-17

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Artigos

Resumo

A deficiência visual é a deficiência mais prevalente no Brasil. Embora haja um incentivo por parte de políticas governamentais para que se amplie o acesso à educação, sabe-se que a adaptação de ambientes à estes indivíduos ainda é precária. Assim, o objetivo deste artigo é discorrer sobre a importância das pessoas com deficiência visual no ensino superior e as diferentes ferramentas que podem ser implantadas nestas instituições com o objetivo de ampliar a acessibilidade a estes locais. Realizou-se uma revisão simples de literatura, com busca nas bases de dados Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Estes indivíduos necessitam de um ensino superior adaptado para que se possibilite maior inclusão e aumento da autonomia. Destaca-se o uso de dispositivos móveis, a presença de pisos táteis, materiais em formato eletrônico, o preparo dos educadores para trabalhar com este público, bem como o treinamento prévio do deficiente visual para fazer uso destas ferramentas

Como Citar

Bernardi, L., Rosa, A. C. G., da Silva, J. G., Antoniolli, A. C. M. B., & Nascimento, V. A. (2018). AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 7(1), 9–16. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2018v7n1p9-16