PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA OBESIDADE INFANTOJUVENIL NUMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: RELAÇÃO ENTRE TELEVISÃO, ATIVIDADE FÍSICA E OBESIDADE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n2p%25p

Autores

  • Luciano Sousa Teixeira Universidade Tiradentes
  • Erasmo Almeida Junior Universidade Tiradentes
  • Francisco Prado Reis Universidade Tiradentes
  • Cristiane Costa Cunha Oliveira

Palavras-chave:

Obesidade Infantojuvenil, sedentarismo infantil, atividade física e televisão.

Publicado

2019-02-28

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Aparentemente, é possível que a escolha por um modo de vida mais sedentário possa estar colaborando para o aumento da obesidade Infantojuvenil. Deste modo, o principal objetivo do presente trabalho foi investigar o perfil epidemiológico da obesidade e sobrepeso em crianças e adolescentes escolares, entre 05 a 14 anos, alunos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prefeito José Monteiro, dos turnos da manhã e tarde, localizada na comunidade quilombola de Mussuca - Laranjeiras – SE, e possíveis associações aos hábitos diários de uso de eletrônicos e práticas de atividades físicas. A amostra constou de 301 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, deste grupo escolar. Foram realizadas medidas antropométricas com as crianças e questionários aplicado aos pais. A análise dos dados recolhidos permite estudar a relação entre os hábitos alimentares, a atividade física e o sedentarismo com a obesidade infantojuvenil observada na amostra, pode-se verificar que 62,5% dos voluntários estão no peso considerado normal e 35,9% já com alterações em suas medidas antropométricas. Desses, 108 (34,6%) estão com excesso de peso, sendo 40 (12,8%) já com obesidade, o número de voluntários, meninas e meninos avaliando o seu estado nutricional, eutrófico, sobrepeso e obesidade, na faixa etária de 5 a 14 anos.

Biografia do Autor

Luciano Sousa Teixeira, Universidade Tiradentes

RESUMO - O objetivo nesta revisão é mostrar as principais técnicas utilizadas na área de melhoramento genético na reprodução animal e como estes podem afetar a eficiência reprodutiva e na produtiva de leite. Com o conhecimento dos mecanismos envolvidos no controle da fisiologia reprodutiva, em níveis endócrino, celular e molecular, foi possível o desenvolvimento das biotecnias reprodutivas, destacando-se a Inseminação Artificial em Tempo Fixo, que tem sido utilizada em larga escala, por permitir a multiplicação de animais superiores geneticamente, aumentar a taxa de natalidade e ser eficaz no ajuste da estação reprodutiva notadamente em pecuária de leite. Outras biotecnias, como a Inseminação Artificial, Transferência de Embriões, Produção in Vitro de Embriões, também são fundamentais no desenvolvimento de pesquisas de ciência básica, medicina e preservação animal. São apresentados também os principais fatores de manejo reprodutivo nutricional e sanitário que afetam a produtividade da pecuária leiteira. Contudo, o incentivo às pesquisas é fundamental para que estas biotecnias sejam aprimoradas e continuem auxiliando o desenvolvimento da pecuária nacional.

PALAVRAS-CHAVE: melhoramento genético/bovinos, inseminação artificial, transferência de embriões, Produção In Vitro de Embriões, Inseminação em Tempo Fixo.

Como Citar

Teixeira, L. S., Junior, E. A., Reis, F. P., & Oliveira, C. C. C. (2019). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA OBESIDADE INFANTOJUVENIL NUMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: RELAÇÃO ENTRE TELEVISÃO, ATIVIDADE FÍSICA E OBESIDADE. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 7(2). https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n2p%p