Avaliação da doença periodontal em adultos na população quilombola

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2013v1n2p33-39

Autores

  • Iara Ferreira Bruno Universidade Tiradentes
  • Jamille Alves Araújo Rosa Universidade Tiradentes
  • Claúdia Moura de Melo Universidade Tiradentes
  • Cristiane Costa da Cunha Oliveira Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Epidemiologia, Levantamentos de saúde bucal, Saúde de grupos populacionais específicos, doença periodontal

Publicado

2013-02-16

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O objetivo deste estudo epidemiológico foi analisar a condição periodontal de população adulta quilombola sergipana. Foram avaliados 29 sujeitos pertencentes à comunidade na faixa etária de 35 a 44 anos. Foi realizado levantamento epidemiológico bucal com utilização de uma ficha clínica padronizada para investigar a ocorrência de doença periodontal utilizando o Índice Periodontal Comunitário (CPI) que permite avaliar a condição periodontal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa. A análise estatística foi conduzida com cálculo da prevalência da doença periodontal na faixa etária estudada, e teste qui-quadrado para verificar as diferenças significativas das relações pesquisadas. Os resultados apontaram que entre os adultos da população quilombola do povoado Patioba, em Japaratuba-SE, Brasil, houve prevalência da doença periodontal, considerada alta (75,86%), sendo maior no 1º e 6º sextantes bucais. Ressalta-se a necessidade de políticas de saúde com enfoque maior na promoção de saúde bucal para os quilombolas sergipanos.

 

Biografia do Autor

Iara Ferreira Bruno, Universidade Tiradentes

Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes

Jamille Alves Araújo Rosa, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Tiradentes (2008), especialista em Saúde Pública pela Universidade Estácio de Sá (2010) e mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes, com linha de pesquisa Ambiente, Desenvolvimeto e Saúde. Tem experiência na área de Odontologia, e Saúde Pública , atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde e Ambiente, Saúde bucal, Promoção da Saúde, Saúde pública e Epidemiologia

Claúdia Moura de Melo, Universidade Tiradentes

A pesquisadora é Bacharel em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (1990), Mestre (1994) e Doutora em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001). Atualmente é Professor Titular III da Universidade Tiradentes, atuando como professor na área de Parasitologia Humana. É membro permanente do Curso de Mestrado em Saúde e Ambiente (UNIT), Pesquisadora FAPITEC, membro titular do Comitê Científico da Universidade Tiradentes, membro do Colegiado do Curso de Mestrado em Saúde e Ambiente (UNIT). É pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, no qual é coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular. É pesquisadora credenciada como orientadora no Programa de Pós-graduação em Biologia Animal (Parasitologia) da Unicamp. Tem experiência na área de Helmintologia de Parasitas, atuando principalmente nos seguintes temas: Esquistossomose, Parasitologia molecular, Parasitoses de animiais de criação e silvestres; Malacologia.

Cristiane Costa da Cunha Oliveira, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (1993), mestrado em Odontologia(Odontologia Preventiva e Social) pela Universidade de Pernambuco (2000) e Doutorado em Odontologia (Saúde Coletiva) pela Universidade de Pernambuco (2004). Atualmente é professora da graduação e Mestrado em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, além de pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. É também parecerista avaliadora do Ministério da Educação e colaborador da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Tem experiência na área de Odontologia, e Saúde Coletiva , atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde e Ambiente, Saúde bucal, Promoção da Saúde, Saúde pública, Epidemiologia e Bioestatística. É lider de grupo de pesquisa certificado pela instituição.

Como Citar

Bruno, I. F., Rosa, J. A. A., de Melo, C. M., & Oliveira, C. C. da C. (2013). Avaliação da doença periodontal em adultos na população quilombola. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 1(2), 33–39. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2013v1n2p33-39