ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DA CHUCA PARA USO EM CALDEIRAS INDUSTRIAIS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2016v5n1p163-172Palavras-chave:
Água. Análise. Chuva.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A ·gua pode ser considerada como um fator de limitaÁ„o para o desenvolvimento industrial. No Brasil, por exemplo, teve-se a cultura do paÌs no mundo com mais disponibilidade de ·gua doce e por isso n„o aprendemos como gerir nossa ·gua adequadamente. Esse mau gerenciamento pode comprometer a sua qualidade, gastando-se ainda mais com tratamentos, como floculaÁ„o, abrandamento, desmineralizaÁ„o e filtragem ativa. A ·gua da chuva pode ser considerada como uma Ûtima fonte alternativa, uma vem que sua captaÁ„o e armazenamento proporciona ·gua de boa qualidade para a ind˙stria e ainda previne cheias. Um dos equipamentos que mais consomem ·gua na ind˙stria s„o as caldeiras, alÈm disso, a qualidade da ·gua para caldeira exige cuidados bastantes especiais que fazem com que a ·gua da chuva seja uma boa soluÁ„o. Os par‚metros que foram avaliados para a qualidade da ·gua nesse trabalho foram: pH, dureza, dureza de c·lcio e magnÈsio, alcalinidade, condutividade, sÛlidos totais dissolvidos e cloretos. Foram utilizados os mÈtodos potenciomÈtricos, volumetria de neutralizaÁ„o, titulaÁ„o por complexaÁ„o, e instrumentais. Os resultados obtidos de forma geral, mostram nas ·guas pluviais uma fonte alternativa de alta qualidade e que reduz os custos com tratamentos para ·gua industrial. Mostram tambÈm que a ·gua captada pelo mÈtodo direto apresenta maior pureza que a captada pelo mÈtodo indireto e no geral ambas tÍm par‚metros abaixo do limite recomendado para uso em caldeiras. Este estudo visa contribuir com a reduÁ„o do consumo de ·guas fluviais, que s„o de alto potencial pot·vel, e aumentar o uso de ·gua pluvial que tem Ûtima qualidade para ind˙stria e baixo potencial para consumo humano.