VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA DE CROMO TRIVALENTE E CROMO HEXAVALENTE EM ÁGUA BRUTA E ÁGUA RESIDUAL COM MATERIAL DE REFERÊNCIA CERTIFICADO POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA / CHAMA DEVIDO A MODIFICAÇÃO REALIZADA NO MÉTODO EPA 7195
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2016v5n1p119-128Palavras-chave:
Cromo Trivalente e Hexavalente. Validação. Material de Referência Certificado.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O MÈtodo EPA 7195 baseia-se na separaÁ„o do cromo hexavalente da soluÁ„o pela coprecipitaÁ„o do cromato de chumbo com nitrato de chumbo em uma soluÁ„o de ·cido acÈtico. O sobrenadante e o precipitado, que contÈm o cromo hexavalente, s„o separados por centrifugaÁ„o. O laboratÛrio procurou implementar este procedimento, n„o obtendo resultados de recuperaÁ„o satisfatÛrios. Uma metodologia alternativa para obter melhores recuperaÁıes foi implementada. Uma vez que o mÈtodo do EPA foi modificado, esta metodologia alternativa foi validada com material de referÍncia certificado realizando-se os testes de limite de detecÁ„o, limite de quantificaÁ„o, seletividade, precis„o e exatid„o para cromo trivalente e hexavalente por espectrometria de absorÁ„o atÙmica / chama de Ûxido nitroso/acetileno.