ESTIMATIVA DE INCERTEZAS NAS MEDIDAS DE TEMPERATURA EM ENSAIOS DE CALORIMETRIA DIFERENCIAL DE VARREDURA-DSC
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2016v5n1p95-106Palavras-chave:
Incerteza. DSC. Temperatura. Repetitividade. Reprodutibilidade.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Este trabalho apresenta o estudo para a estimativa de incerteza nas medidas de temperatura em ensaios de calorimetria diferencial de varredura (DSC), utilizando uma amostra de polipropileno (PP) para determinar as incertezas em relaÁ„o ao uso de diferentes massas, ‡ repetitividade e ‡ reprodutibilidade e ‡ diferentes taxas de aquecimento. No estudo ainda foram consideradas as fontes de incerteza referentes ao instrumento de DSC, Q20 TA Instruments, e as medidas de verificaÁ„o de calibraÁ„o do DSC com padrıes de Ìndio e merc˙rio com pureza de 99,99 %. Os ensaios foram realizados seguindo a norma ASTM D3418. Mantendo os experimentos apenas para uma taxa de aquecimento de 10 ∞C/min, usualmente a mais utilizada na rotina do laboratÛrio, a incerteza expandida È de 1,82 ∞C.