O IMPACTO DA HOSPITALIZAÇÃO NA FUNCIONALIDADE E NA FORÇA MUSCULAR APÓS INTERNAMENTO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2017v5n3p67-76Palavras-chave:
Força muscular, Unidade de terapia intensiva, Funcionalidade.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
INTRODUÇÃO: O longo período de internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode gerar prejuízos em diversos sistemas, tais como, o sistema musculoesquelético, cardíaco, respiratório e neurológico. Após a alta da UTI os pacientes apresentam debilidades que podem persistir por até um ano, incapacitando-os a realizar as suas Atividades de Vida Diárias (AVD’s). OBJETIVO: Avaliar a variação da força muscular periférica e funcionalidade em pacientes hospitalizados. METODOLOGIA: Estudo prospectivo, composto por 32 pacientes conscientes na UTI, onde foi aplicado o Medical Research Council (MRC) e o Índice de Barthel por um mesmo avaliador no momento da admissão e na alta da UTI. RESULTADO: Apesar da média geral do MRC ter sido reduzida na alta, a força muscular periférica não sofreu alterações significativas, entretanto a funcionalidade apresentou diminuição significativa no domínio “Atividades rotineiras”, como higiene pessoal, cuidados com o rosto, cabelo, dentes e barba. CONCLUSÃO: Não houve perda significativa da força muscular periférica, entretanto, ocorreu uma redução da funcionalidade apresentada pelos pacientes no momento da alta.