HIBRIDIZAÇÃO SOCIOESPACIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACAMPADOS NA FAZENDA SÃO JOÃO- ITAPORANGA D’AJUDA- SERGIPE.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2017v5n3p27-36

Autores

  • Haiane Pessoa Pessoa da Silva Cidade Universutária profº José Aloisio de Campos- Universidade Federal de Sergipe/UFS
  • Maria José Nascimento Soares
  • Núbia Dias dos Santos

Palavras-chave:

Sujeito Social, campo-cidade, acampamentos rurais

Publicado

2017-07-07

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A formação dos acampamentos rurais representa a mobilização dos trabalhadores do campo e da cidade em prol de uma política de assentamento que possibilite a manutenção e/ou o retorno das famílias para o campo. No entanto, o processo para se tornar assentado tem se perpetuado por longos anos, fazendo com que os sujeitos acampados adotem estratégias de rotatividade entre suas casas e o acampamento, a fim de manterem acampadas. Neste sentido, o presente artigo objetiva descrever o processo de hibridização socioespacial desenvolvido pelos sujeitos acampados na fazenda São João em Itaporanga D’Ajuda-SE. Para tanto, utilizou como lócus os três acampamentos rurais: Coluna Prestes, João Pedro Teixeira e Apolônio de Carvalho, formados em uma parcela da Fazenda São João. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, observação direta e aplicação de entrevista semiestruturada com os acampados. Posteriormente as falas foram categorizadas segundo a análise de conteúdo de Bardin (1979) e apresentadas no decorrer do texto. Concluímos que, os acampados são sujeitos híbridos de direito e de fato, pois apresentam características trabalhistas, de identificação e de moradia ora do meio rural ora do meio urbano.

Biografia do Autor

Haiane Pessoa Pessoa da Silva, Cidade Universutária profº José Aloisio de Campos- Universidade Federal de Sergipe/UFS

Possui graduação em geografia licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2013); Mestrado pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente- PRODEMA/ UFS (2016); Especialização em andamento em educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis; Membro do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Representações - DGE / UFS. Pesquisadora colaboradora do grupo de pesquisa Psicologia ambiental- DPS/ UFS.

Maria José Nascimento Soares

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1991), mestrado em Curso de Mestrado pela Universidade Federal de Sergipe (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação profissional de docentes para atuar na educação básica e no ensino superior; na formação de mestres e doutores no âmbito da abordagem interdisciplinares em programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar e Meio Ambiente - GPFIMA.

Núbia Dias dos Santos

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1990), mestrado em Geografia Agrária pela Universidade Federal de Sergipe (1994) e Doutorado em Geografia (2012) pela mesma instituição. Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Coordenou o Campus Avançado Xingó como experiência de interiorização das ações da UFS no sertão sergipano. Atuou no programa Xingó parceria da CHESF, SUDENE, CNPq com as instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste, na área de abrangência da Hidroelétrica Xingó. Coordenou a Área Temática Educação responsável pela elaboração da proposta de Educação de Jovens e Adultos em substituição às frentes de emergência no sertão nordestino. Coordenou os Projetos Profissionalizantes da UFS no Sertão Sergipano. Coordenou o Programa Semeando o Futuro e o I Estágio de Vivência da UFS nos Assentamentos de Reforma Agrária no Sertão Sergipano. Integrou a equipe do NEPA (Núcleo de Estudos em Pesquisa e Alfabetização). Coordenou o Projeto Universidades Cidadãs com atuação nos Estados de Sergipe e Alagoas, parceria do COEP (Comitê de Entidades de Combate à Fome e Pela Vida) com o CNPq, MEC e as IFES do Nordeste. Integra o Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Geomorfologia (DAGEO/CNPq/UFS). Atualmente integra a Coordenação do PIBID-Geografia Campus São Cristóvão (MEC/CAPES) e Coordena a Pesquisa: Pelo Espaço do Homem Camponês:Estratégias de Reprodução Social no Agreste Central Sergipano (COPES/UFS). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Geografia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, Estado, campesinato e políticas públicas, estratégias de reprodução camponesa, espaço do homem, organização comunitária, reforma agrária, agricultura familiar, agricultura e meio ambiente, convivência com o semiárido, educação e cidadania, formação humana, educação de jovens e adultos.

Como Citar

Pessoa da Silva, H. P., Nascimento Soares, M. J., & Dias dos Santos, N. (2017). HIBRIDIZAÇÃO SOCIOESPACIAL: O ESTUDO DE CASO DOS ACAMPADOS NA FAZENDA SÃO JOÃO- ITAPORANGA D’AJUDA- SERGIPE. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 5(3), 27–36. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2017v5n3p27-36