QUALIDADE DO SONO DE ADOLESCENTES DA ÁREA RURAL E A ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2017v5n2p9-16

Autores

  • Maísa Batista Graduada em Educação Física pela Universidade do Contestado – UnC, Porto União – SC
  • William Cordeiro de Souza Professor da Universidade do Contestado – UnC, Porto União – SC. Núcleo de Estudos em Atividade Física – NEAF/UnC.
  • Valderi Abreu de Lima Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.
  • Marcos Tadeu Grzelczak Professor da Universidade do Contestado – UnC, Porto União – SC. Núcleo de Estudos em Atividade Física – NEAF/UnC.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro.

Palavras-chave:

Adolescentes, Estado Nutricional, Qualidade do Sono, Zona Rural.

Publicado

2017-02-23

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O presente estudo objetivou-se em associar o estado nutricional e a qualidade do sono de adolescentes fisicamente ativos residentes da zona rural. A amostra foi constituída por 31 alunos do ensino médio da cidade de Canoinhas – SC, todos pertencentes de uma escola interiorana, com idade média de 16,1+0,8 anos. Foi utilizada a versão curta do IPAQ para mensuração do nível de atividade física. Para a obtenção do estado nutricional foi coletado os dados de massa corporal e estatura. Após a obtenção desses dados foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC). Para avaliação da qualidade do sono foi utilizado o questionário de Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI-BR). Na análise dos dados foi utilizada à estatística descritiva: média e desvio padrão (dp), na associação entre as variáveis a correlação foi aplicada com nível de significância de p<0,05. Na associação entre o IMC e os resultados gerais do PSQI, foi possível verificar associação fraca e não significante entre as variáveis estudadas. Sendo assim, pode-se concluir que a qualidade do sono não influência no estado nutricional de adolescentes fisicamente ativos da zona rural.

Biografia do Autor

Maísa Batista, Graduada em Educação Física pela Universidade do Contestado – UnC, Porto União – SC

Graduada em Educação Física pela Universidade do Contestado – UnC, Porto União – SC.

William Cordeiro de Souza, Professor da Universidade do Contestado – UnC, Porto União – SC. Núcleo de Estudos em Atividade Física – NEAF/UnC.

Professor da Universidade do Contestado – UnC, Porto União – SC. Núcleo de Estudos em Atividade Física – NEAF/UnC.

Valderi Abreu de Lima, Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Marcos Tadeu Grzelczak, Professor da Universidade do Contestado – UnC, Porto União – SC. Núcleo de Estudos em Atividade Física – NEAF/UnC.

Professor da Universidade do Contestado – UnC, Porto União – SC. Núcleo de Estudos em Atividade Física – NEAF/UnC.

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro.

Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro.

Como Citar

Batista, M., Souza, W. C. de, Lima, V. A. de, Grzelczak, M. T., & Mascarenhas, L. P. G. (2017). QUALIDADE DO SONO DE ADOLESCENTES DA ÁREA RURAL E A ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 5(2), 9–16. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2017v5n2p9-16