INFECÇÃO DO SÍTIO CIRÚRGICO EM PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ORTOPÉDICAS ELETIVAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2017v5n2p71-79

Autores

  • Paulo Vitor Ferreira Santos UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Karoline Bispo de Jesus UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Kamilla Ismerim Santos Pereira de Santana UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Emília Cervino Nogueira UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Luciana Santos Cariri UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Fabiana Pereira Guimarães Brito Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Infecção da Ferida Operatória, Período Perioperatório, Ortopedia.

Publicado

2017-02-23

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) é definida como um processo infeccioso inflamatório da ferida ou cavidade operatória. O estudo teve como objetivo identificar a incidência de infecção do sitio cirúrgico no período pós-operatório em pacientes submetidos a cirurgias eletivas ortopédicas, classificar o tipo de cirurgia quanto ao potencial de contaminação e caracterizar a ferida operatória quanto ao grau de infecção. Estudo descritivo de caráter exploratório com abordagem quantitativa, realizado com 140 pacientes durante consulta em pós-operatório de cirurgia ortopédica no ambulatório de retorno localizado em um Hospital Geral do estado de Sergipe. Dos 140 pacientes que compareceram ao retorno no pós-operatório de cirurgia ortopédica, 122 (80%) foram do sexo masculino e 28 (20%) do sexo feminino. Quanto a faixa etária, 131 (93,6%) pacientes encontravam-se entre 18-59 anos, e 9 (6,4%) acima dos 60 anos. A maior parte das cirurgias ortopédicas foram classificadas como cirurgias limpas 129 (92,10%), e apenas 11 (7,90%) foram classificadas como infectadas. Foram detectadas 78 ISC (55,8%), sendo que 60 dessas infecções (42,9%) foram classificadas como infecção do sítio cirúrgico incisional superficial e 18 infecções (12,9%) classificadas como infecção do sítio cirúrgico incisional profunda. Na relação entre a classificação cirúrgica e a classificação da infecção do sítio cirúrgico, o estudo mostrou que entre as cirurgias limpas, 62 procedimentos (48,1%) não apresentaram sinais de infecção. A diabetes mellitus, a hipertensão, a cirurgia prolongada, o uso de fixador externo, o tempo pré-operatório prolongado e o uso de material de implante foram identificados como fatores de risco para ISC.

Biografia do Autor

Paulo Vitor Ferreira Santos, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduado em enfermagem pela Universidade Tiradentes

Karoline Bispo de Jesus, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduada em enfermagem pela Universidade Tiradentes

Kamilla Ismerim Santos Pereira de Santana, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes.

Emília Cervino Nogueira, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe.

Luciana Santos Cariri, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes, Especialista em emergência e UTI pela Faculdade Social da Bahia.

Fabiana Pereira Guimarães Brito, Universidade Tiradentes

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes, Mestre em Saúde e Ambiente.

Como Citar

Santos, P. V. F., Jesus, K. B. de, Santana, K. I. S. P. de, Nogueira, E. C., Cariri, L. S., & Brito, F. P. G. (2017). INFECÇÃO DO SÍTIO CIRÚRGICO EM PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ORTOPÉDICAS ELETIVAS. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 5(2), 71–79. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2017v5n2p71-79