MORTES POR INFECÇÃO PUERPERAL NO ESTADO DE ALAGOAS ENTRE OS ANOS DE 2009 A 2014
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2016v4n3p9-22Palavras-chave:
Infecção puerperal. Mortes por infecção puerperal. Incidência de infecção puerperal.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O presente trabalho visa descrever o número de mortes por infecção puerperal no estado de Alagoas no período compreendido entre 2009 a 2014, relacionando-o com os principais fatores de riscos, faixa etária de maior incidência, e período puerperal de maior risco. A infecção puerperal é uma infecção bacteriana que ocorre após o parto. Inicia-se, geralmente, no trato genital, por ser o local mais contaminado, particularmente no útero. A metodologia aqui aplicada será de cunho descritivo, quantitativo e documental. Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica atualizada, de 2006 a 2014 sobre o tema, seguindo os descritores desse resumo, bem como coleta de dados sobre as características das mulheres vitimadas no estado. Busca-se contribuir com a comunidade acadêmica e profissional com dados e informações atualizadas para o desenvolvimento de politicas que viabilizem a redução das incidências e de mortalidade relacionado ao tema.