UM OLHAR SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA DOAÇÕES DE ÓRGÃOS E TECIDOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2015v4n1p55-62

Autores

  • FABIANA PEREIRA GUIMARÃES BRITO Universidade Tiradentes
  • TAYNÁRA BEZERRA CARVALHO UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Herbert Carvalho Silva UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Emília Cervino Nogueira UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Benito Oliveira Fernandez
  • Rafaella Rocha de Souza Aguiar UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Kamilla Ismerim Santos Pereira de Santana UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Doação dirigida de órgãos, Doação de órgãos, Educação da população.

Publicado

2015-10-22

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

As ações educativas podem contribuir para a melhoria do processo de doação de órgãos e tecidos. Este estudo teve como objetivo analisar as ações educativas voltadas para doações de órgãos e tecidos na sociedade. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica com abordagem quantitativa e qualitativa, apoiada nos artigos publicados em português entre os anos de 2010 a 2014, sobre as ações educativas em saúde voltadas para doações de órgãos e tecidos, através do portal da BVS Brasil. Descritores selecionados segundo a classificação dos Descritores em Ciências da Saúde: doação dirigida de tecidos; doação de órgãos; educação da população. Foram analisados 20 artigos científicos, sendo 100% do banco de dados LILACS. Segundo os descritores, 60% eram da doação dirigida de tecidos, 30% doação de órgãos, 10% educação da população. 30% foram publicados na área de enfermagem; 30% do Estado de São Paulo; 35% das publicações ocorreram em 2011 e a Revista Acta Paulista de Enfermagem foi a que mais publicou (20%). Os artigos abordaram ações diretas, sugestões de ações, ação lúdica e utilização da mídia como método de promover informações e discussões para a população, enfatizando a importância da comunicação no processo educativo, a responsabilidade dos profissionais de saúde no desenvolvimento das atividades educadoras e a necessidade da educação continuada na busca por novas estratégias eficazes. A ausência de ações educativas voltadas para doações de órgãos e tecidos influi diretamente no alto índice de recusa da população em aceitar a doação ou declarar-se doador.

Biografia do Autor

FABIANA PEREIRA GUIMARÃES BRITO, Universidade Tiradentes

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes, Mestre em Saúde e Ambiente.

TAYNÁRA BEZERRA CARVALHO, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes.

Herbert Carvalho Silva, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes

Emília Cervino Nogueira, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe.

Benito Oliveira Fernandez

Enfermeiro coordenador da Central de Transplante de Sergipe. Especialista em SUS Gestão e Auditoria pelo IBPEX

Rafaella Rocha de Souza Aguiar, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes.

Kamilla Ismerim Santos Pereira de Santana, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes.

Como Citar

BRITO, F. P. G., CARVALHO, T. B., Silva, H. C., Nogueira, E. C., Fernandez, B. O., Aguiar, R. R. de S., & Santana, K. I. S. P. de. (2015). UM OLHAR SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA DOAÇÕES DE ÓRGÃOS E TECIDOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 4(1), 55–62. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2015v4n1p55-62