ANÁLISE DO CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE DESCARTE DE MEDICAMENTOS EM BELO HORIZONTE/MG.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2015v3n2p9-18

Autores

  • Claudiney Luís Ferreira Faculdade Pitágoras-BH; Faculdade de Minas - FAMINAS-BH; Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.
  • Maria Aparecida Souza dos Santos Faculdade Pitágoras-BH
  • Schirlene Campos Rodrigues Faculdade Pitágoras-BH

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Poluição ambiental, Medicamentos

Publicado

2015-02-28

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Medicamento é o produto farmacêutico tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. O descarte aleatório de medicamentos vencidos pode culminar em impactos ambientais extremamente relevantes. A existência desse tipo de resíduos pode levar a reações adversas em seres aquáticos e terrestres. O objetivo desse estudo foi avaliar o processo de descarte de medicamentos pela população do Município de Belo Horizonte/MG. Foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa com aplicação de um questionário estruturado a 400 entrevistados que foram escolhidos aleatoriamente em abril de 2014. Observou-se que 95% dos entrevistados possuem medicamentos em casa, 52% descartam os medicamentos vencidos em lixo comum e 32% no vaso sanitário, 82% não sabem como descartar corretamente os medicamentos, 93% acreditam que o descarte pode causar problemas ambientais e 87% não receberam nenhuma informação desse assunto. Percebe-se que a falta de informação da população sobre a forma correta de descarte de medicamentos e ausência de uma legislação específica para o recolhimento desses produtos contribui para o descarte inadequado de medicamentos, causando dano ao meio ambiente e à própria saúde humana.

Biografia do Autor

Claudiney Luís Ferreira, Faculdade Pitágoras-BH; Faculdade de Minas - FAMINAS-BH; Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela UFMG e Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA. Vice-Presidente do Conselho Regional de Farmácia/MG e Professor nas Faculdades Pitágoras – BH e Faculdade de Minas – FAMINAS-BH. Email: claudiney@solucoesfarmaceuticas.com.br

Maria Aparecida Souza dos Santos, Faculdade Pitágoras-BH

Estudante de Farmácia na Faculdade Pitágoras-BH

Schirlene Campos Rodrigues, Faculdade Pitágoras-BH

Estudante de Farmácia na Faculdade Pitágoras-BH

Como Citar

Ferreira, C. L., Santos, M. A. S. dos, & Rodrigues, S. C. (2015). ANÁLISE DO CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE DESCARTE DE MEDICAMENTOS EM BELO HORIZONTE/MG. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 3(2), 9–18. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2015v3n2p9-18