QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE QUIMIOTERÁPICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA ENTRE 2002 A 2012
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2015v3n3p25-38Palavras-chave:
neoplasias, qualidade de vida, quimioterapiaPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A avaliação da qualidade de vida do paciente quimioterápico é um importante indicador da resposta do paciente à doença e ao tratamento. O trabalho apresentado tem como objetivo: verificar a produção científica sobre a qualidade de vida de pacientes com câncer em tratamento quimioterápico entre 2002 a 2012, no Brasil. A amostra resultou em 14 artigos na íntegra, publicados em português e conceituados pela CAPES. A coleta de dados ocorreu entre os meses de Fevereiro a Abril de 2013 através do portal da BVS Brasil. A Revista Brasileira de Cancerologia foi a que obteve maior número de publicações, o instrumento para avaliação da qualidade de vida mais citado foi o EORTC QLQ-C30, os domínios mais afetados foram o físico, emocional e cognitiva e os sintomas afetados foram a dor, fadiga, insônia, náuseas e vômitos. Uma sugestão relevante refere-se à condução de mais estudos nesta temática, buscando novas práticas de cuidado a esse paciente e ampliar o conhecimento dos profissionais atuantes nessa área.