Perfil esperado por laboratórios para contratação de analistas clínicos em Aracaju-SE
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2014v2n3p63-69Palavras-chave:
Analista clínico, laboratório, contrataçãoPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar o perfil esperado por laboratórios clínicos para contratação de analistas clínicos. A metodologia utilizada foi um questionário semi estruturado com perguntas referentes ao contratante e ao contratado. Nos resultados observamos que o questionário foi respondido em 70% pelos Biomédicos e que estes tinham um bom tempo que trabalhavam na empresa, eles utilizavam o currículo, prova prática / teórica e a entrevista como método para contratação. Notamos também que os contratantes cujo a maioria eram responsável técnico e eram Biomédicos não priorizaram o sexo, com 65% priorizavam o profissional graduado em Biomedicina, com experiência profissional de um a dois anos e com pós graduação latu sensus. Ressaltamos que a qualidade dos Biomédicos está boa e que a média salarial está baixa quando comparamos com outros autores. Observamos que o perfil desejado pelos laboratórios clínicos pesquisados para contratação de analistas clínicos é de formação acadêmica em Biomedicina com dois anos de experiência profissional prévia.