ESTIMULAÇÃO MOTORA EM MEIO LÍQUIDO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DE 3 A 10 ANOS
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Resumo
Resumo: A natação é uma modalidade esportiva desenvolvida em meio líquido, caracterizada por uma sequência de gestos motores técnicos que leva em consideração os estilos e as regras específicas de cada nado. O objetivo deste artigo é identificar se há melhora nas habilidades motoras de adaptação ao meio líquido de crianças com Transtorno do Espectro do Autista de 3 a 10 anos a partir da estimulação em meio líquido. A pesquisa foi realizada em uma academia no município de São Leopoldo/RS, participaram cinco colaboradores, crianças, de ambos os sexos, na faixa etária dos 3 aos 10 anos com T.E.A., praticantes de exercício físico em meio líquido. Ademais a pesquisa é caracterizada como quase-experimental, qualitativa e quantitativa. Foram utilizados para avaliar o desenvolvimento motor de quatro crianças o TGMD-2. Para avaliar a adaptação ao meio líquido de cinco crianças, foi utilizado o teste Aquatic Readiness Assessment “ARA”. A partir dos resultados da pesquisa, associando o desenvolvimento motor e a adaptação ao meio líquido de crianças com T.E.A. de 3 a 10 anos, a partir da estimulação motora em meio líquido, concluímos que há uma relação direta, independente do meio ao qual o indivíduo foi proposto. Além disso, mesmo os ambientes tendo características específicas, houve equiparações motoras classificando as crianças em suas médias de habilidades. As atividades contribuíram também para o aspecto social pessoal e familiar, ofertando uma ampliação de alternativas de laser e esportes, bem como convívio com o seu e outros grupos sociais.