CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM ALMANAQUE PARA PESSOAS EM DIÁLISE PERITONEAL DOMICILIAR
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p843-863Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O objetivo deste trabalho foi elaborar, validar e implementar um almanaque para paciente em diálise peritoneal. Trata-se de uma pesquisa participante desenvolvida no ambulatório do Programa de Diálise Peritoneal de um hospital universitário da região sudeste do país, em cinco etapas: 1. Grupo focal; 2. Levantamento bibliográfico; 3. Construção da tecnologia educacional; 4. Validação do conteúdo do almanaque por juízes; 5. Implementação do almanaque com público-alvo. A tecnologia educativa elaborada e validada foi composta por informações sobre a terapia de diálise peritoneal, atividades lúdicas, jogos, histórias em quadrinhos e dicas, utilizando uma linguagem clara, objetiva e implementada para público-alvo. O almanaque foi implantado no serviço e se revelou como uma inovação tecnológica viável no contexto de assistência em diálise peritoneal que poderá refletir em maior adesão e segurança do paciente, bem como melhoria na qualidade da assistência e educação em saúde ofertada pelo enfermeiro