NITRATO DE POTÁSSIO E SENSIBILIDADE DURANTE E APÓS CLAREAMENTO DENTAL: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO TRIPLO CEGO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p1004-1019Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Este estudo buscou avaliar o efeito do uso de gel de nitrato de potássio e dentifrício na redução de sensibilidade durante e após clareamento. Setenta e cinco pacientes foram divididos randomicamente em três grupos de acordo com o tratamento: Anterior placebo gel + Colgate Total 12™ (PL + CT); Anterior placebo gel + Sensodyne™ (PL + SD); Anterior gel de nitrato de potássio a 5% + Colgate Total 12™ (NT). A sensibilidade dental foi registrada em uma escala verbal e em Escala Visual Analógica no minuto 40, imediatamente após a remoção do gel clareador, e 24 horas após cada sessão. Foi realizada a análise descritiva de cor e aplicado o teste Q de Cochran para a comparação de sensibilidade. Os testes de Kruskal-Wallis, Pós-teste de Dunn's, e ANOVA de Friedman foram usados para a intensidade de sensibilidade. A avaliação intergrupo mostrou que em PL + CT a ocorrência de sensibilidade foi significativamente maior que em PL + SD e NT (p < 0.05). A avaliação 24 horas após a segunda sessão mostrou que pacientes do PL + SD reportaram menos sensibilidade (40.0%) que NT (64.0%) e PL + CT (96.0%). Para a cor, todos os grupos tiveram sucesso após 14 dias. Pode ser concluído que o uso de nitrato de potássio em ambas as apresentações reduz a sensibilidade dental.